domingo, 15 de abril de 2007

Mãos Talentosas


Jovens ganham a vida com a arte nas areias
Há três anos belas esculturas de mulheres, sereias, homens gigantes, os três reis magos e o Papai Noel, feitas em areia, têm encantado quem passa pelo calçadão da praia de Ipanema, entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo. O autor das obras de arte é o escultor Rafael Azevedo, de 23 anos, morador de Madureira. Neste mês, Rafael está fazendo a escultura de um dragão. “É um trabalho que leva uns três dias, quarenta horas, para ficar pronto, isso se não estiver chovendo”, conta o escultor.
O trabalho do rapaz recebe elogios dos freqüentadores da praia.
O escultor Rafael, jamais estudou arte e mal sabe ler e escrever. Estudou até a quarta série primária. “Aprendi esse trabalho em três dias, olhando um colega na praia de Copacabana. A minha escola foi a areia”.
Em frente às suas obras costuma deixar um balde, onde as pessoas deixam quantias em dinheiro. “Em Ipanema, os freqüentadores costumam a contribuir”, diz o escultor.
Rafael preferiu usar o seu próprio talento, “para ganhar a vida”, ele diz que uniu o útil ao agradável, faz o que gosta e ganha dinheiro.

Ana Rogéria Araújo

Nenhum comentário: