Ipanema não é mais o mesmo. O jornal O Globo fez uma pesquisa para eleger o lugar mais feio da cidade do Rio de Janeiro. Adivinhem onde está a parte baranga da cidade? Quem disse Ipanema, acertou. De acordo com a pesquisa, o bairro da suntuosa garota de Vinícius de Moraes foi ofuscado pela construção do obelisco. Localizado na Visconde de Pirajá, na divisa entre os bairros Ipanema e Leblon, a obra foi eleita a pior construção carioca. Participaram da votação artistas, literários e moradores da cidade.
Segundo o coordenador geral de obras da prefeitura, Alexandre Risso, o obelisco ou “Pirulito de Ipanema” - como ele mesmo nomeia - foi inaugurado em 23 de junho de 1996. Possui 22 metros de altura. Custou cerca de R$ 100 mil. Foi desenvolvido pelo escritório do arquiteto Paulo Casé, com gerencia do Instituto Pereira Passos. E é parte do projeto Rio Cidade, da gestão de César Maia, atualmente também prefeito.
Já na época da construção a obra gerou polêmica, dias depois da inauguração a revista Isto É publicara: “Se depender do "Rio Cidade", projeto da prefeitura carioca para reurbanização de 15 bairros, a frase "O Rio de Janeiro continua lindo" pode estar com seus dias contados”.
Em 2006, completados 10 anos da inauguração, após entrevista com o arquiteto Paulo Casé, A Revista Veja Rio ironiza: “ Ela pode até não atrair olhares de admiração, mas já não assusta. Casé riu por último”.
Mas se dependesse dos moradores e freqüentadores do bairro, Casé não tinha sorrido por último não.
“Enquanto em muitas cidades se faz obra para destacar os atrativos naturais. No Rio, a prefeitura, desfigura a cidade. As belezas naturais, nossos grandes destaques, são ofuscados”, indignasse o morador do bairro, Luís Sampaio.
Eliene Rocha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário