domingo, 17 de junho de 2007

Falta de segurança nos prédios de Ipanema

Porteiros desatentos ao trabalho

Ana Rogéria Araújo

A violência cresce a cada dia que passa no Rio de Janeiro. Na Zona Sul da cidade os moradores vivem assustados. Os prédios residenciais de Ipanema têm grades e vigilância eletrônica, mas segundo os moradores do bairro só esses equipamentos não adiantam, há porteiros que ficam na calçada conversando e abrem a portaria com chaves, facilitando a entrada de assaltantes.
“Acho que os porteiros deveriam ter um treinamento específico para essa função, muitos são displicentes, não vigia as imagens da câmera, não atendem o interfone e logo vai abrindo o portão sem saber quem é que está entrando, é desse jeito que os bandidos se aproveitam para entrar e nos roubar. É muita falta de atenção no trabalho”, desabafou Carla Borges, de 29 anos.
O 23º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Leblon) - que abrange a área de Ipanema - já ofereceu cursos sobre normas de segurança para os porteiros dos bairros vizinhos. O curso teve duração de três meses, incluiu apresentação de vídeos e instruiu os porteiros sobre a maneira mais segura de atender a pessoas estranhas, segundo informações do governo do Estado. A iniciativa não partiu só da Polícia Militar, a Defesa Civil do Município, também ofereceu a porteiros e outros funcionários de edifícios comerciais e residenciais alguns treinamentos, como: prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, conservação de energia, segurança, entre outros.
“Aqui no bairro da para contar nos dedos quantos porteiros fizeram o treinamento de segurança na época em que a polícia fez o curso para eles. Assim não adianta muito, os síndicos se preocupam em investir comprando câmeras, mas para quê isso serve se os porteiro não utilizam”, comentou José Roberto, de 52 anos.

No dia 22 de agosto, às 18 horas, o Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio), oferece uma palestra sobre Segurança Predial na Ilha do governador.
Informações:
Telefone: (21) 2533-3373
E-mail: daniela@secovi-rj.com.br

Nenhum comentário: